Urbanização, mundialização do comércio e do consumo nas cidades médias brasileiras: algumas reflexões

Cláudio Smalley Soares Pereira

Resumo


O presente artigo analisa o processo de urbanização e de produção do espaço urbano no período contemporâneo. Levantamos a hipótese de que o atual período histórico é marcado por um rápido processo de urbanização, em escala global, que apresenta características particulares. O foco recai sobre a problematização das ligações entre urbanização, mundialização do comércio e do consumo. Tal processo inseriu as cidades médias brasileiras em novas dinâmicas, modificando as estruturas das cidades, as redes urbanas e inserindo-as em um novo mapa do consumo e dos investimentos capitalistas em escala nacional.


Palavras-chave


Urbanização; Cidades médias; Mundialização do comércio; Consumo

Texto completo:

PDF (Português (Portugal))

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN: 2359-1145

Centro "Paula Souza" | FATEC Itaquaquecetuba

Licença Creative Commons 2014-2019 | REGIT: Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia

Av. Itaquaquecetuba, 711 (visualizar mapa)
Vila Monte Belo
Itaquaquecetuba - SP | CEP 08577-010