PROCEDIMENTOS E MÉTODOS PARA O ENSINO DO RADIOJORNALISMO: CONTRIBUIÇÕES DE GISELA SWETLANA ORTRIWANO À FORMAÇÃO ACADÊMICA

Lourival da Cruz Galvão Júnior

Resumo


Este trabalho resulta de pesquisa de pós-doutoramento e busca conceituar a contribuição da Profa. Dra. Gisela Swetlana Ortriwano ao ensino da Comunicação a partir da análise das ações teórico-práticas desenvolvidas pela docente no curso de Radiojornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). O método adotou os preceitos da História Oral mediante análise dos depoimentos de docentes, pesquisadores e ex-alunos que conviveram com a docente Ecana. Observou-se, nas falas das fontes, a preocupação de Ortriwano em alinhar a teórica à prática no ambiente acadêmico por intermédio de processos e procedimentos com vistas à promoção de uma qualificação aderente à realidade do Radiojornalismo, fato extensivo na atualidade à produção de conteúdos jornalísticos em áudio.


Palavras-chave


Radiojornalismo. História Oral. Formação. Procedimentos. Gisela Swetlana Ortriwano.

Texto completo:

PDF (Português (Portugal))

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



E-ISSN: 2359-1145

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza | Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba

Licença Creative Commons 2014-2021 | REGIT: Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia
Av. Itaquaquecetuba, 711 (visualizar mapa)
Vila Monte Belo - Itaquaquecetuba - SP | CEP 08577-010