CIÊNCIA E TECNOLOGIAS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO-EDUCACIONAL TECNOLÓGICO

Rosália Maria Netto Prados

Resumo


Este trabalho trata de uma análise dos discursos manifestados no universo de discurso educacional tecnológico contemporâneo. Esta análise do discurso sobre a educação profissional e tecnológica brasileira possibilita uma reflexão sobre as contradições presentes nos discursos político-educacionais. São revelados os sistemas de valores desse universo de discurso, por meio de uma análise sociossemiótica. São objetivos deste trabalho estudar e compreender as relações interdiscursivas e percursos dos sujeitos dos discursos que perpassam as práticas sociais no campo da educação brasileira. A metodologia deste trabalho fundamenta-se na teoria semiótica greimasiana, que trata das estruturas dos discursos, enquanto percurso de produção de sentido. Desse modo, de acordo com essa metodologia, esta análise permite a reconstrução do processo discursivo dos discursos da educação tecnológica e de valores do contexto sociocultural, além de possibilitar um estudo mais rigoroso das relações de linguagem, como capacidade humana de discursos e suas contradições

Palavras-chave


Educação Tecnológica; Semiótica; Sociossemiótica

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E-ISSN: 2359-1145

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