CIÊNCIA E TECNOLOGIAS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO-EDUCACIONAL TECNOLÓGICO
Resumo
Este trabalho trata de uma análise dos discursos manifestados no universo de discurso educacional tecnológico contemporâneo. Esta análise do discurso sobre a educação profissional e tecnológica brasileira possibilita uma reflexão sobre as contradições presentes nos discursos político-educacionais. São revelados os sistemas de valores desse universo de discurso, por meio de uma análise sociossemiótica. São objetivos deste trabalho estudar e compreender as relações interdiscursivas e percursos dos sujeitos dos discursos que perpassam as práticas sociais no campo da educação brasileira. A metodologia deste trabalho fundamenta-se na teoria semiótica greimasiana, que trata das estruturas dos discursos, enquanto percurso de produção de sentido. Desse modo, de acordo com essa metodologia, esta análise permite a reconstrução do processo discursivo dos discursos da educação tecnológica e de valores do contexto sociocultural, além de possibilitar um estudo mais rigoroso das relações de linguagem, como capacidade humana de discursos e suas contradições
Palavras-chave
Educação Tecnológica; Semiótica; Sociossemiótica
Texto completo:
PDF (Português (Portugal))Apontamentos
- Não há apontamentos.
E-ISSN: 2359-1145
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza | Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba
2014-2024 | REGIT: Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia
Av. Itaquaquecetuba, 711 (visualizar mapa)
Vila Monte Belo - Itaquaquecetuba - SP | CEP 08577-010