http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/issue/feedREGIT2023-11-13T05:11:08-03:00Wilton Garciaregit@fatec.sp.gov.brOpen Journal Systems<p>Os trabalhos publicados na Revista REGIT têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista REGIT, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0" rel="noopener" target="_blank">creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0</a> <strong><br /></strong></p>A Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia (REGIT) é uma publicação científico-tecnológica da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba – FATEC (Qualis B1 2017-2020), em formato eletrônico, com periodicidade semestral, se enfoca no contexto dos cursos superiores de Gestão Comercial, Secretariado, Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial, objetiva divulgar trabalhos relevantes e originais de caráter inter/multi/transdisciplinar, inserida em Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior.http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-EDTEDITORIAL 202023-11-13T05:11:06-03:00Wilton Garcia88wgarcia@gmail.com<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Estamos comemorando 10 anos de </span><span>Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia </span><span>(REGIT) com a edição 20, alcançando na Capes o Qualis B1 (2016-2020). A REGIT ressalta abordagens inter/multi/transdisciplinares sobre gestão e processos, ao fomentar um panorama complexo e extenso de assuntos e temas contemporâneos que perfazem imagens, processos, indicadores e evidências. </span></p></div></div></div>2023-11-13T03:49:08-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-A1A efetividade da tutela jurisdicional do ambiente: uma reflexão sobre a duração razoável do processo ambiental2023-11-13T05:11:06-03:00Débora Bós e Silvadbsilva18@ucs.brCarlos Alberto Lunellicalunelli@gmail.com<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>O presente artigo apresenta uma análise sobre a (in)existência da duração razoável no processo ambiental e como sua inobservância tem contribuído para impedir o acesso à uma tutela jurisdicional efetiva do ambiente, caracterizada pela tempestividade e preventividade. O problema da pesquisa reside em verificar se a duração razoável está sendo (ou não) considerada nos processos ambientais, tendo a pesquisa natureza teórica, utilizando-se como método o analítico, a partir da leitura de doutrina interdisciplinar, documentos e artigos relacionados ao tema, bem como, são analisados casos jurisprudenciais. </span></p></div></div></div>2023-11-13T03:57:23-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-A2Automação de um semáforo focado no pedestre2023-11-13T05:11:06-03:00Wilson Americo Juniorwilson.americojr@gmail.comSandro Rogerio Lautenschlagersrlager@uem.brFlávia Regina Miecoanskiflaviamiecoanski@gmail.com<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Como forma de auxiliar uma travessia segura e ágil para os pedestres, este trabalho propõe a criação de um semáforo automatizado que dê a prioridade para o pedestre nas travessias. Trata- se do desenvolvimento de um sistema de automação para o controle semafórico com enfoque na segurança e priorização das travessias de pedestres. </span></p></div></div></div>2023-11-13T04:04:15-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-A3Gestão participativa no colegiado gestor de um hospital filantrópico de Belo Horizonte2023-11-13T05:11:06-03:00Marília Aparecida Rosário Oliveira Santosmarilia_oliveiras@yahoo.com.brLivia Cozer Montenegroliviamontenegro@ufpr.brRodrigo Almeida Bastosrodrigo.bastos@ufpr.br<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Este estudo buscou compreender a gestão participativa na perspectiva de usuários, trabalhadores e gestores que compõem o colegiado gestor de um Hospital Filantrópico de Belo Horizonte. Trata-se de estudo de caso qualitativo com dez membros do colegiado gestor dos seguimentos gestores, trabalhadores e usuários entrevistados no período de junho a agosto de 2021. Os resultados apontaram que a participação em colegiados gestores tem se expressado como elemento fundamental de pertencimento no hospital e no Sistema Único de Saúde. </span></p></div></div></div>2023-11-13T04:10:05-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-A4Framework de facilities management baseado no ciclo de vida de espaços construídos2023-11-13T05:11:07-03:00Robson Quinellorquinello@yahoo.com.br<div class="page" title="Page 1"><div class="section"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Apresenta-se uma adaptação livre de um </span><span>framework </span><span>para </span><span>Facilities Management </span><span>(FM) com base </span>na proposta de Chotipanich, explorando a história da disciplina e sua aplicação. O framework abrange o ciclo de vida de espaços construídos, enfatizando o papel da FM em todas as etapas, indo além das operações. A abordagem ampla busca revitalizar a disciplina, combinando teoria e experiência prática para enriquecer a compreensão da evolução do FM nas organizações.</p></div></div></div></div>2023-11-13T04:14:58-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-A5Alimentação escolar como fomentadora da agricultura familiar e da geração de renda local2023-11-13T05:11:07-03:00Antônio Carlos Estenderestender@uol.com.brOduvaldo Vendramettooduvaldov@gmail.comLuciana de Melo Costalueduciat@yahoo.com.brNilza Aparecida dos Santosnilza.santos@uol.com.br<div class="page" title="Page 1"><div class="section"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Este artigo objetiva avaliar como a alimentação escolar contribui com a economia local, na cidade de Itanhaém, agregando renda aos agricultores familiares e à comunidade, trazendo retornos sociais ao município com o apoio do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Este estudo de caso é uma pesquisa-ação, com entrevistas de natureza qualitativa e exploratória, além da coleta de dados efetuada por meio de observações e convivência. </span></p></div></div></div></div>2023-11-13T04:23:38-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-A6A capacidade de inovar no empreendedorismo internacional2023-11-13T05:11:07-03:00Monalisa Tatiane de Medeiros Freitastatianemedeirosf@hotmail.comYákara Vasconcelos Pereirayakara.pereira@ufpe.br<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Nesta pesquisa, tem-se uma discussão teórica acerca da dimensão capacidade de inovar do Empreendedorismo Internacional (EI), evidenciando seus principais aspectos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, nas principais bases de dados científicos, utilizando os termos EI e inovação. Os resultados contribuem na progressão de pesquisas na área e nas organizações que buscam expandir para novos mercados. </span></p></div></div></div>2023-11-13T04:28:33-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-A7Site selection for secondary schools2023-11-13T05:11:07-03:00Camilla Casellacasellace@gmail.com<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Este estudo de caso explora opções de seleção de locais para escolas secundárias, com base no uso da Ciência da Informação Geográfica (GIS) e de modelos de tomada de decisão. Revisa a literatura relevante, apresenta um fluxo de trabalho para organização e análise de dados e discute um método alternativo para importar dados espaciais. O documento também aborda a criação de banco de dados na Amazon Web Services (AWS) e o uso da tecnologia GIS para envolvimento da comunidade. Concluindo, destaca a versatilidade das ferramentas GIS em diversos projetos e processos de tomada de decisão. </span></p></div></div></div>2023-11-13T04:33:15-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-A8A aprendizagem e a estratégia na gestão de projetos2023-11-13T05:11:07-03:00Francisco Carlos Cobaitofrancisco.cobaito@fatec.sp.gov.br<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Uma revisão sistemática de pesquisas sobre o gerenciamento de projetos relacionados a aprendizagem e a estratégia é relatada. O estudo propõe contribuir para uma discussão sobre como os conhecimentos adquiridos em projetos se transformam em rotinas e práticas de aprendizagem e seus desdobramentos na estratégia das organizações. A análise revelou que existe uma relação explícita entre o aprendizado organizacional e o gerenciamento de projetos que atuam em conjunto, gerando conhecimento na construção de melhores resultados organizacionais. </span></p></div></div></div>2023-11-13T04:39:26-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-A9Ação cultural como pensamento contemporâneo de dança, educação e pesquisa acadêmica2023-11-13T05:11:07-03:00Fernando Davidovitschfernandodavidovitsch@gmail.com<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Este artigo aborda uma pesquisa teórico-prática, que se desenvolveu através de uma ação em campo. Reconheceu-se que princípios conceituais sobre </span><span>ação cultural </span><span>alicerçavam tal realização. A atual compreensão sobre ação cultural cunha de que o agente não deve chegar com uma proposta pronta, que vise um produto final já estabelecido, mas que este apenas dê um ponto de partida para o início de um processo com o grupo com quem ele resolveu trabalhar, buscando uma relação mais horizontal e acompanhando os caminhos artístico-criativos que acontecerão a partir de então. Contém, assim, um </span><span>modus operandi </span><span>que se assemelha e/ou dialoga com princípios fundamentais dos fazeres contemporâneos na dança e na educação. </span></p></div></div></div>2023-11-13T04:43:29-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-A10O ethos erótico de Anaïs Nin, em Henry & June2023-11-13T05:11:08-03:00Emanuelle Sousa Nascimentoemanuellenascimento@gmail.comMarcus Antônio Assis Limamalima@uesb.edu.brIara Cerqueira Linhares de Albuquerqueiara.linhares@uesb.edu.br<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Anaïs Nin em seus diários eróticos, nos anos 30, permite-nos mergulhar em suas experiências e refletir sobre tensionamentos que atualmente ainda incomodam vozes unívocas. Utilizamos como metodologia analítico-discursiva, a Semiolinguística, cunhada por Patrick Charaudeau e apoiamo-nos no pensamento filosófico de Georges Bataille sobre erotismo, para compreendermos de que modo a autora compõe esse </span><span>ethos </span><span>cujo impulso primordial sugere o florescer sexual. </span></p></div></div></div>2023-11-13T04:52:30-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-RESFinanças pessoais2023-11-13T05:11:08-03:00Marco Aurélio Sanches Fittipaldimarco.fittipaldi@fatec.sp.gov.br<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>O livro </span><span>– </span><span>Finanças pessoais: porque, no final das contas, pequenos detalhes fazem a grande diferença </span><span>– </span><span>está em sua segunda edição, de fácil leitura e bem escrito, é destinado a pessoas/famílias que se encontram em uma fase descontrolada de suas finanças pessoais ou, para pessoas/famílias que sabem controlar suas contas pessoais. </span></p></div></div></div>2023-11-13T04:56:51-03:00http://revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT20-NOTLaboratório de Comunicação e Tecnolocia #Labtec: Projeto de Pesquisa Fapesp2023-11-13T05:11:08-03:00Wilton Garcia88wgarcia@gmail.com<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Na sessão </span><span>NOTÍCIA</span><span>, destaca-se o registrar a criação do Laboratório de Comunicação e Tecnolocia </span><span>– </span><span>#Labtec </span><span>– </span><span>da Fatec Itaquaquecetuba, a partir da aprovação na Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo </span><span>– </span><span>FAPESP. </span></p></div></div></div>2023-11-13T05:02:18-03:00